Dia 14 de Julho: Dia da Bastilha


Hoje a França, país do nosso querido macaron, está em festa! É feriado nacional: 14 de Julho - Dia da Queda da Bastilha.
Acabei de assistir, via internet, uma queima de fogos ma-ra-vi-lho-sa (clique aqui e assista o show pirotécnico) em comemoração a esse dia tão importante não só para a França, mas também para o mundo.
Não tem como desvincular a gastronomia da história: andam juntas e de mãozinhas dadas!
Em suma: esse evento que ocorreu no citado dia do ano de 1789 foi um dos símbolos da Revolução Francesa - revolução popular  que teve um efeito eletrizante em todo o mundo e tornou-se um marco na queda da monarquia francesa que culminou na República Francesa.
Foi nesse contexto que foi escrita a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", a qual tinha como lema a Liberdade, Igualdade e a Fraternidade.
Um pouco depois, em 1792, foi decretado uma supressão das congreções religiosas e por esse motivo duas irmãs carmelitas de Nancy começaram a fazer os macarons e a vendê-los de porta em porta para poderem sobreviver.
E de boca em boca, o macaron que antes era apreciado somente pela nobreza, passa a ganhar a popularidade dos franceses. Até que em 1862 com a fundação da Ladurée, os macarons voltaram ao seu status de doce pertencente a alta confeitaria.
As belas fotos acima foram produzidas pela minha querida amiga e blogueira Simone Garçon autora do blog "Whatever Design".
E os macarons....ahhhh! Os macarons são meus! Claro!

Um comentário:

  1. Oi Priscila, tudo bem? parabéns pelo novo blog está L I N D O!!!! Agora sim está à altura de seu trabalho que é maravilhoso... Sempre passeio por aqui para saber de novidades. Um grande abraço. Clície Fontana

    ResponderExcluir