Quem sou eu



Priscila Casemiro. Engenheira de Alimentos por formação (UNESP) e confeiteira de coração! Trabalhei como responsável técnica em uma fábrica de massas e aprendi duas grandes coisas: engenheiro é profissional "faz tudo" e você precisa gostar de estar dentro de uma produção. Também tive a felicidade de fazer um estágio na Itália em uma empresa de aromas, o que me fez perceber que a "minha praia" era desenvolver e criar. Trabalhei também como docente do curso técnico de Nutrição e Dietética do Senac ministrando as disciplinas "Estudo Experimental dos Alimentos" e "Tecnologia dos Alimentos". Tenho na lembrança os docinhos e as festas que minha mãe elaborava quando éramos crianças. Minha mãe é aquela pessoa rápida e criativa na cozinha e ela é um exemplo pra mim. Fui percebendo meu amor pela confeitaria a medida que elaborávamos alguns doces para festas de amigos. Mas, eu queria aliar a minha formação com esse universo tão rico e artesanal da confeitaria. Por isso, misturando a tecnologia de alimentos com a gastronomia e com a confeitaria artística, encontrei os macarons. 

Le Cordon Bleu Paris

E eles são um desafio! Sou, acima de tudo, muito investigativa e amo pesquisar sobre o assunto e visitar sites de food stylist. Acreditando que todos os dias temos oportunidades de aprender. As oportunidades estão dentro do coração e nós as fazemos. Dificuldades existem e elas fazem parte do nosso crescimento e do nosso fortalecimento. O mais incrível é como saímos delas, pois "Deus com o Seu grandioso poder age em favor de nós que acreditamos conforme a Sua força poderosa e eficaz" (Efésios 1:19)

Em Agosto de 2012 estive em Paris para aprimorar as técnicas dos macarons. Para quem trabalha com confeitaria, fazer cursos em Paris é como beber na fonte que jorra a alta confeitaria. É como se um sonho se tornasse realidade. Os franceses possuem excelência pela qualidade em tudo o que fazem, tanto na elaboração bem como pela beleza na apresentação dos pratos e das sobremesas. Para tanto, escolhi duas das melhores escolas para trazer novidades e agregar mais valor ao meu trabalho: Le Cordon Bleu e Ecole de Cuisine Alain Ducasse. A primeira, uma escola super tradicional com mais de 100 anos e que é considerada umas melhores escolas de culinária do mundo. Já a segunda, Ecole de Cuisine Alain Ducasse, sob o comando do Chef homônimo considerado um dos melhores do mundo e único quatorze estrelas, é uma escola contemporânea que permite com que os alunos tenham acesso às experiências do famoso chef. Em ambas escolas, pude ter contato com novos ingredientes, técnicas e idéias, as quais utilizei para aumentar minha coleção de macarons e adicionar mais sabores e cores.

École de Cuisine Alain Ducasse


Macarons glacés Anis/Framboise

Em Julho de 2019, fui novamente a Paris para fazer um aprimoramento na Ferrandi. A escola promovia um curso de 4 dias intensivos sobre macarons e eu sonhava com este curso. Eu realmente queria investir para me tornar especialista no assunto.
A Ferrandi é uma escola que tem 100 anos e que foi criada pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris e já formou muitos profissionais da área de hotelaria e alimentação, além de muitos chefs de cozinha e confeiteiros. É uma escola moderna, super bem equipada e que possui um corpo docente experiente e bem preparado. 
Fazer o curso lá foi um sonho que se tornou realidade. Tive que trabalhar bastante e me programar financeiramente para poder investir nesta formação, mas valeu muito a pena. Se a gente ama o que faz, buscar se aperfeiçoar com os melhores, é buscar excelência. E quem ganha é quem consome nosso trabalho. 

 Chegando no meu último dia de curso na Ferrandi Paris

Nosso buffet de apresentação final com todos os produtos que produzimos durante todos os dias do curso na Ferrandi Paris