Bolo Maria Antonieta e Um Pouquinho de História...

Amo verde! E o verde está em todas! Sem o verde não há vida...literalmente! Essa linda dessert table  em tons de verde foi criada pela Ritz Eventos através das talentosas Simone Garçon e Kátia Miranda (as meninas são feras!). E a atração da mesa, mais uma vez, é o bolo "vestido" de macarons, que foi batizado pela Simone como “Bolo Maria Antonieta”.
Maria Antonieta? Calma, vamos chegar lá!  E já que um pouquinho de história e cultura não custam caro, não fazem mal e não engordam, vamos viajar no tempo e dar um passeio pela história....
Dizem por aí que as amêndoas eram somente consumidas pelos nobres e pela Igreja porque elas contém proteínas e gordura em quantidades significativas. 
Desde quando o macaron foi levado para França por Catarina de Médicis em 1533, ele transitou pelas cortes francesas por séculos e séculos. Imagina só a mulherada da corte comendo os macarons e fazendo o maior burburinho!  E, diga-se de passagem, os macarons não tinham cor e nem recheio. Propaganda boca a boca em plena França medieval. Alguns dizem que eles já eram produzidos pelos mosteiros franceses desde 791 d.C., mas foi a bendita Catarina, a rainha florentina, que fez o doce florescer.
E não parou por aí! Alguns anos mais tarde em 1660, no casamento de Luís XIV com Maria Teresa, os macarons foram servidos novamente por um pâtissier chamado Adam. Isso nos dá pistas de que os macarons eram tidos como doce de festa para ocasiões muuuito especiais.
E depois lá pelos anos de 1770, Maria Antonieta, a rainha, era jovem e transformou o Palácio de Versalhes  numa atmosfera de fantasia e o encheu de gente jovem e sofisticada. Ela que adorava uma "baladinha" na noite parisiense tinha o macaron como um dos doces preferidos dela. Pelo menos é o que o cinema conta! E devia ser mesmo! Mulher adooora uma novidade!

Reinado vai e reinado vem, mas a única que nunca perde a coroa e que continua durante séculos e séculos bela, reinante e glamurosa é a confeitaria francesa.
Então viva os macarons!!!

2 comentários:

  1. gostei muito da materia en relaçao aos macarrons gostaria de saber em que livro voçe tirou assa sitaçao parabens e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio! Obrigada por ler o meu blog! Olha, na verdade, li muita coisa na internet falando sobre " A história do Macaron", sobre o consumo de amêndoas naqueles séculos, sobre Revolução Francesa e sobre Catarina de Médici e Maria Antonieta, sobre a trajetória do macaron. Então acabei fazendo uma compilação de todas as informações. Os fatos históricos tem influência direta nos hábitos alimentares de uma determinada cultura num dado momento histórico. Então é muito bacana estudar um pouco a história da França e tentar fazer um link com a gastronomia e você descobrirá muita coisa bancana.

    ResponderExcluir